ENSINO

ITA se mantém com nota máxima pelo 14º ano consecutivo

Levantamento foi feito com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021
Publicada em: 13/04/2023 14:55
Imprimir
Fonte: ITA, por Aspirante L. Alves
Edição: Agência Força Aérea

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, no final do mês de março, o Índice Geral de Cursos (IGC), método utilizado para avaliar instituições públicas e privadas de ensino superior. O levantamento foi feito com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 e mostrou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se manteve com a nota máxima pelo 14º ano consecutivo.

Segundo o MEC, para chegar ao índice, foram levados em conta aspectos como a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação strictu sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior e o indicativo da qualidade dos cursos oferecidos pelo Instituto, calculado pelo MEC por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, ao atingir a nota mais elevada numa escala que varia entre 1 e 5, o Instituto se mantém como destaque entre as instituições de ensino do país. “Isso reforça a qualidade do nosso corpo docente e a dedicação dos nossos estudantes em buscar um desenvolvimento pessoal cada vez mais aprimorado. A educação e o Brasil ganham muito com isso, tendo Engenheiros cada vez mais bem preparados, prontos para refletir e resolver questões pertinentes ao desenvolvimento da humanidade”, afirmou.

ENADE

Desde a criação do ranking em 2007, o ITA se mantém com a nota 5, a mais alta possível de se alcançar no índice avaliativo. O Enade avalia o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A inscrição no Enade é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Fotos: ITA

imagens/original/45316/1.jpg
imagens/original/45316/3.jpg
imagens/original/45316/4.jpg
imagens/original/45316/Biblioteca_com_logo.jpg